terça-feira, 6 de julho de 2021

A ARTE LIBERTA O ESPÍRITO


Ilustração Mani ceiba

Por Mani Ceiba

Na relação arte e vida eu vejo uma dança de enlaces, onde não se pode claramente limitar onde é arte e onde é vida. Quando alguém diz: “Não entendo nada de arte”, eu sempre penso  realmente se confundi muito gostos e referências acadêmicas com o que é arte. Quando alguém diz que não sabe fazer arte, imediatamente eu me lembro de um pensamento de Nietzsche em O nascimento da tragédia onde ele diz:  "Só como fenômeno estético, a existência e o mundo aparecem eternamente justificados". (GT/NT, Ensaio de autocrítica 5, KSA 1.17). Nietzsche defende que o sonho e a embriaguez são condições necessárias para que a arte se produza; por isso, o artista, sem entrar em um desses estados, não pode criar. 

Eu entendo aqui a embriaguez não só alcançada através de meios externos, mas a embriaguez de estados que experimentamos através da dor, de uma situação de felicidade extrema, numa paixão violenta ou qualquer estado emocional que nos deixe entorpecidos, paralisados ou totalmente sem controle.

E como sonho... Se você sonha, dormindo ou acordado, se você é capaz de produzir imagens na sua mente, você possui a força da arte dentro de você e pode entender o poder de libertação que a arte possui, utiliza, faz morada e ainda dá a passagem.

Quando está cansado ou triste e uma música te apoia ou te reanima. Quando chora com um filme ou dança enlouquecidamente dentro do seu quarto, permite que algumas formas da arte mostrem seu poder.

Não há nada de errado, diz Schopenhauer, em querer desligar-se do mundo por uns breves instantes, para contemplar a vida sem se deixar afetar por todas as suas crueldades. Para poder se divertir e divergir. Buscar a paz. Quando a pessoa se perde no objeto, para além de qualquer objeto, ela se torna uno e isso é o que a arte faz. Ela nos liberta para podermos retornar para nós mesmo unificados

Frida Kahlo para mim representa tudo isso! 

As dores, as alegrias e os sofrimentos vindo de amores, lutas e de escolhas na vida todos temos. Podem ser abismos profundos, podem ser dores inimagináveis. Quem sempre decide ser quem se é de verdade enfrenta o mundo! 

Tudo o que somos está dentro de uma mente e de um corpo, com mão, pés, órgãos... Nascemos encarcerados, por isso choramos. Com o tempo descobrimos que estamos dentro de uma casa móvel. Percebemos que apesar de estarmos presos dentro desse corpo, ainda podemos levar essa casa também. Isso alivia a prisão. Com o tempo nos identificamos com esse lugar, alguns passam a acreditar que são essa casa apenas e cuidam só dela inclusive, mas isso é outro assunto...

Mas Frida foi encarcerada mais uma vez. Seu corpo, sua casa, também estava preso. E a arte mais uma vez mostrou seu poder, através dos olhos, ouvidos e mãos de quem estava pronta para deixar a arte transitar e libertar. Só não é uma possessão porque a arte é tão generosa que ela não controla, ela apenas permite. 

A arte permite. O julgamento vem de quem olha com deturpações e limitações. Arte é uma expressão magnífica do amor. Pela arte Frida grita a sua dor, se mostra inteira, caminha através do tempo e nos faz pensar e sentir. 

Hoje em homenagem ao aniversário de nascimento e às vésperas ao de morte de Frida Kahlo eu me lembrei de uma música antiga que até por questões comerciais de gravadoras não é considerada tão boa. Mas a letra fala do amor pela arte. O amor pela música como uma representação da arte. Reproduzirei uns trechos aqui. A música foi gravada por Andrea Bocceli em 1997:

“Vivo por ela sem saber
Se eu a encontrei ou ela me encontrou
Já não lembro como foi
Mas, no fim ela me conquistou...

Vivo por ela que me dá
Força, valor e realidade
Para me sentir um pouco vivo...

Como dói quando falta (por ela, vivo em um hotel)
Como brilha forte e alta (por ela, vivo na própria pele)
Se ela canta em minha garganta
Minhas mágoas mais escuras se espantam

Vivo por ela e ninguém mais
Pode viver dentro de mim
Ela me dá a vida, eu a vivo”

Que todos os artistas que se libertam através da arte sirvam de inspiração para todas as faltas de amor no mundo.



 

1 comentário:

Quero encarar Hilda Hist

  Renata de Souza*   Há pouco tempo fui interrogada sobre o sentido da escrita em minha vida. - "Por que você escreve?" Inicia...