sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Um professor aposentado

Por Cristóvão Villela

Ilustração: Dayse Gomis




- Bom dia, mestre!

- Bom dia, amigo!

- Sabe o Dr. Curatende, ganhou um prêmio de medicina. Você conheceu?

- Sim, desde quando ele frequentava a escola fundamental, foi meu aluno na 5ª; 6ª; 7ª e 8ª séries. Sempre foi bom aluno. Lembro-me muito bem dele, estudou na mesma época do Tiãozinho, jogador de futebol que está lá na Europa, jogando um bolão e recebendo em euros, rs...

- Você também lecionou pra muita gente.

- Verdade.

- E aquela atriz, que está na novela das oito? Lembro-me que falou dela no começo da sua carreira.

- Sim, boa garota. Lembro-me que em uma aula, ela fez uma representação pra justificar uma tarefa não cumprida. Eu logo pensei, essa garota é uma atriz. Não deu noutra. Lecionei também para aquela modelo internacional. Linda, desde criança chamava a atenção, a garotada ficava louca, todos os meninos queriam sentar perto dela. Hoje está bem sucedida para a nossa felicidade. Lecionei para um atleta olímpico, esse acho que não lembra de mim não, mas tudo bem. O importante é que esteja bem e feliz. Houve um garoto que tive alguns arranca-rabos com ele, rsrsrsr, fazia bagunça demais, atrapalhava as aulas, arrumava encrenca com os colegas, esse deu trabalho. Hoje é político, deputado federal, vota em tudo que eu discordo, mas fazer o quê?

- São muitos alunos em uma sala de aula, tem turma com mais de 40, cada um querendo a sua atenção. Depois do dia de muito trabalho, vamos para casa e preparamos as aulas para o dia seguinte, procuramos nos atualizar, pois sempre queremos fazer o melhor, temos que ser um exemplo. As vezes a exaustão nos faz cometer alguns deslizes, dar uma bronca desnecessária, o que nos incomoda por meses.

- Ministrei aulas para muitos advogados, engenheiros, artistas plásticos, bailarinos, pedreiros e empresários, pessoas de muitas profissões. Alguns alunos seguiram caminhos diferentes, tiveram menos sorte, mas não a maioria. Mas a gente fica muito feliz, muito feliz mesmo, quando vemos o sucesso de nossos alunos.

- Poxa professor, você ainda mora no mesmo lugar.

- Sim, na mesma casa, com dificuldade para pagar as contas e para me alimentar como desejaria, mas com muita alegria em saber que a tarefa foi cumprida.


OS FATOS COM OS ALUNOS CITADOS ACONTECERAM NA REALIDADE, APENAS OS NOMES SÃO FICTÍCIOS.



Feliz Dia das Professoras e Professores, a profissão mais nobre de todas, pelo simples fato de que todas as outras só existem porque existem professoras e professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quero encarar Hilda Hist

  Renata de Souza*   Há pouco tempo fui interrogada sobre o sentido da escrita em minha vida. - "Por que você escreve?" Inicia...